SERVIÇOS-07.png

Controle de Escorpiões

O controle de escorpiões é essencial para evitar que estes animais tornem-se hóspedes indesejados no seu ambiente, além de causarem danos à sua saúde, e em alguns casos, levarem a morte. A letalidade provocada pelos escorpiões apresenta números cada vez mais impressionantes, sendo que em uma década (2008 - 2018), segundo Ministério da Saúde, os acidentes com escorpião quadruplicaram, mesmo considerando que neste tempo as estratégias de controle se aprimoraram e tornaram-se mais efetivas.

A ANVISA a partir da chancela do Ministério da Saúde, concede registro a substâncias químicas capazes de matar escorpiões, dentro de padrões extremamente seguros para as pessoas e animais domésticos.

Esses produtos são comercializados apenas para empresas especializadas e licenciadas, e entidades governamentais, como as secretarias de saúde dos municípios. Não é indicado realizar o controle de escorpiões sozinho, porque estes inseticidas são tão perigosos quanto a picada dos escorpiões. O tratamento inadequado também pode aumentar a infestação. A equipe responsável utiliza equipamentos específicos para realizar a tarefa, para diminuir os riscos de acidentes.

CONTROLE DE ESCORPIÕES

Para se alcançar bom nível de controle devem ser estabelecidas medidas de controle e manejo populacional através da coleta ativa de escorpiões, modificações ambientais que desfavoreçam sua ocorrência pela redução e/ou eliminação de fontes de abrigo e alimentação, e através do tratamento químico com o uso de produtos específicos para o controle de infestações.

Nas áreas internas, os principais pontos tratados para a redução das infestações por escorpião são os rodapés soltos, ralos de pia e piso em cozinhas e banheiros, frestas e vãos nas paredes, batentes de portas e janelas, caixas de energia, armários sob pias ou gavetas e objetos empilhados. É importante também verificar jardins de inverno e outras possibilidades de abrigo.

Nas áreas externas devemos priorizar às pilhas de materiais de construção, às lixeiras, os amontoados de objetos descartados, às frestas e vãos de muros e barrancos, às caixas de gordura, de esgoto e de energia e a amontoados de troncos, galhos e folhas caídas.

 

COMO FUNCIONA?

Inseticidas comuns, usados nas residências, não funcionam com escorpiões e podem até piorar a situação. O veneno comum causa irritação e desaloja o escorpião, podendo causar acidentes neste momento. Por isso, para o controle de escorpiões, são aplicados em locais estratégicos produtos microencapsulados que quando aplicados, ficam no ambiente sem ser percebidos, pois não possuem cheiro. O escorpião, ao passar pelo local onde existe o produto, acaba aderindo em suas cerdas as microcápsulas, que se rompe lentamente, liberando o pesticida e matando o escorpião.

O microencapsulado, se misturado com outros venenos, perde seu efeito, uma vez que outros agentes químicos são percebidos pelo escorpião o qual desvia do local onde estão presentes.

Por isso o microencapsulado precisa ser aplicado corretamente. Se misturado com outros produtos ou feito em conjunto com outras dedetizações, não terá o efeito esperado.

00000001322154507348357453445-1024x545.j
escorpiao-venenoso-o-nao.jpg
tipos-de-escorpioes.jpg

Mais dos nossos serviços: